O
modelo educativo do estabelecimento de ensino profissional Lousanense
figura entre as apresentações em destaque no VII Congresso Nacional da
Formação Profissional.
O
evento, que é organizado pela Forma-te – Portal da Formação e dos Formadores, tem lugar a 21 de Maio num evento online.
Patrícia Duarte,
Diretora Pedagógica, e Hugo Martins, Diretor de Comunicação, vão dar a
conhecer o projeto educativo da Status, um projeto educativo que tem o
aluno no centro da inovação em educação, um aluno,
um Projeto de Vida!
A Status não mudou a
Escola lutando contra a realidade existente, mudou a Escola construindo
um novo modelo juntos - diferenciado, inclusivo, invertido e
individualizado!
Cada um dos 180 alunos
tem o seu projeto de vida! Um projeto baseado na sua paixão, na sua
motivação, na sua proatividade, em pesquisa e em soluções.
Quando entra na Status, o aluno é apoiado pelo gabinete
#PROrienta-te, composto por uma equipa
que está preparada a ajudar a encontrar e agarrar o projeto de vida de
cada um destes Pros. Se o aluno evidencia características
empreendedoras, participará de forma ativa no
#PROstart, um programa de
empreendedorismo que coloca à disposição dos alunos todos os recursos,
condições técnicas e parcerias necessárias ao desenvolvimento da sua
ideia, e futuramente do seu negócio, através da sua entrada
na Incubadora de negócios onde podem
continuar a ser apoiados de forma a solidificar o seu projeto. Caso o
aluno queira trabalhar por conta de outrem -
#PROmercado, é preparado para a solidificação de soft
skills necessárias ao mercado de trabalho, complementando sobremaneira
toda a preparação técnica escolar prevista no plano curricular do seu
curso. O
Sneakers Camp une todos os alunos em
função dos seus objetivos, colocando-os em momentos de criação e
desenvolvimento, liderando ou fazendo parte de equipas de trabalho
orientado para atingir objetivos propostos. Inclusivamente
contam com a presença de empresários, de forma a poderem apresentarem
as ideias e neste sentido poderem tornar realidade a execução do projeto
em ambiente real, e a sua possível contratação. De salientar que os
projetos de vida dos alunos interligam-se entre
si e têm gerado ideias de negócio inovadoras com provas dadas,
destacamos a premiada ideia Sneakers Move. Podemos consultar alguns
exemplos na nossa revista Typo:
https://status.edu.pt/documentos/Typo_ED01_digital.pdf
Inclusivamente algumas
ideias a serem trabalhas atualmente (candidatas a projetos de
empreendedorismo) são fruto das competências e interligação de vários
projetos de vida dos nossos alunos, a título de exemplo,
a ideia Melmequer, tem um aluno responsável pela comunicação e
marketing (o seu projeto de vida é criar uma agência de comunicação) tem
uma aluna responsável pela identidade corporativa e design (o seu
projeto de vida é ser designer), tem dois alunos a criarem
o vídeo promocional (o seu projeto de vida é criarem uma produtora
audiovisual). O Project Master é responsável por controlar o estado
global de cada ideia empreendedora atendendo ao estado global do projeto
de cada aluno, sendo que é o Project Master em colaboração
com o Team Leader e Professores que identifica os intervenientes para
cada equipa e define as metas a alcançar por todos.
Alguns projetos têm
forte cariz solidário ou surgem como resposta a necessidades comprovadas
de entidades de utilidade pública ou de cariz social. Estas podem
candidatar-se a serem apoiadas pela
Status e é aqui que os alunos dão resposta a esses necessários projetos, atuando para a comunidade através do programa
#Procomunidade. Caso o aluno pretender prosseguir os estudos a nível superior, o gabinete
#PROuniversitário dispõe de uma equipa
especializada de professores para o apoio necessário. Por fim, os alunos
que pretendem desenvolver projetos criativos, contarão com uma equipa
de tutores no
#PROartes que os ajudará a desenvolver, enriquecer e apresentar as suas criações e envolvimentos criativos.
Todos os alunos trabalham entre si em projetos reais, interdisciplinarmente e intercursos, assim como com empresas parceiras.
A Status possui também, muitas vezes como canal de divulgação própria, um projeto alargado e multiplataforma de comunicação - a
Typo Media, que engloba uma revista, magazine, rádio e produtora audiovisual.
Desta forma, aproximamos todos os alunos, independentemente, dos seus objetivos de vida, de uma cultura de trabalho real. Os alunos aprendem fazendo, com uma aposta claríssima na execução de projetos reais para os próprios alunos, para a sociedade ou para empresas parceiras."